24/09/2008

6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde

Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Figueiredo, autor de diversos livros que tratam sobre os perigos dos alimentos contaminados dá dicas sobre cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia.

Confira:


1. Carne debaixo da torneira
Erro: A água fará com que as bactérias penetrem mais ainda, aumentando o risco de contaminação. Além disso, a carne tende a ficar esbranquiçada, perdendo os nutrientes. Debaixo da torneira, só peixes, para retirar as escamas e a barrigada.


2. Muito detergente na esponja
Erro: É comum encharcarmos a esponja com detergente líquido, o que é um erro. Como normalmente não é possível usar todo o detergente que ficou preso na esponja, o resto é sempre usado na próxima lavagem. Aí está o grande problema. Além do detergente, também fica acumulado resto de alimentos, que podem no futuro trazer problemas à saúde.
Para se ter uma idéia, apenas oito gotas de detergente já são suficientes, para um litro de água.

3. Tábua de carne de madeira
Erro: Boa parte das donas de casa utilizam tábua de carne de madeira. Grande erro! Na tábua de madeira as bactérias encontram o ambiente ideal para se proliferar. Procure sempre usar tábuas de plástico.


4. Recipientes na geladeira, só destampado
Erro: Naturalmente quando colocamos um alimento na geladeira, costumamos fazê-lo em um recipiente fechado. O problema está no fato de quê vai demorar mais tempo para resfriar o alimento, fazendo com que as bactérias tenham tempo suficiente para fazer a festa! O ideal é colocar tudo destampado e só depois de mais ou menos duas horas tampar.

5. Leite condesado guardado na lata, nunca!
Erro: Quase todo mundo guarda a lata de leite condesado na geladeira, depois de aberta. O ideal é guardar o restante em um recipiente de plástico ou vidro, e sempre servir com uma colher. Os dois furinhos feitos na lata só servem para fazer com que, em um deles, entrem diversas bactérias.



6. Formigas são pequenas, mas não devem ser ignoradas

Erro: Consumir doces que foram atacados por formigas. As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias que a barata, pois ela consome os restos mortais dos insetos, além de passear por todos os cantos sujos da casa. Doce com formiga deve ser jogado fora.




(recebi por email)

4 comentários:

Ropiva on 24 de setembro de 2008 08:10 disse...

Muito legal seu post.
Abraços

Berenice on 24 de setembro de 2008 11:44 disse...

Dicas muito úteis e importantes. Tinha coisa que eu não sabia mesmo. Bom post! Já estou repassando.

Abraços,
Berenice

http://www.blogdaberenice.blogspot.com/

Gusta on 28 de setembro de 2008 05:33 disse...

Boa as dicas, parabens!

Drax on 30 de setembro de 2008 12:14 disse...

Vou indicar pra patroa lá em casa...
Muito legal este post.

abraços

 

Categorias

Site Info

Kdezinho Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template