13/10/2008

Descubra as diferenças entre os concursos

Saiba as questões mais comuns nas provas das principais bancas organizadoras e direcione melhor o seu estudo

A maioria dos concurseiros se inscreve em várias provas que, mesmo abordando conteúdos semelhantes, são muito diferentes. Assim, quem vai fazer concurso, deve ficar atento a essas diferenças, que são fundamentais para um melhor direcionamento do seu estudo.

Nas provas realizadas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), por exemplo, evite responder uma questão se não tiver certeza, pois cada erro anula um acerto. A dica é fazer primeiro os itens que você sabe a resposta e depois veja os mais complicados.

Outro ´macete´ importante é não deixar de estudar noções de probabilidade, princípios de contagem, lógica de argumentação, porcentagem e grandezas proporcionais.

Esses assuntos estão sempre nas provas de matemática e raciocínio lógico. Mas, se você vai fazer algum concurso jurídico organizado pela Cespe, estude legislação, doutrina e jurisprudência, sem priorizar nenhum dos três, pois as provas costumam avaliar se o candidato tem uma visão geral e um conhecimento amplo.

Já nas provas da Fundação Carlos Chagas (FCC), muitas vezes o item certo é aquele que parece o ´menos errado´, por isso, avalie com atenção cada uma das alternativas.

Nas provas de matemática, são recorrentes questões sobre porcentagem, juros, divisão proporcional, mínimo divisor comum e máximo divisor comum. Assim, vale a pena estudar mais esses assuntos.

No caso dos testes jurídicos, as questões doutrinárias aparecem com mais freqüência. Então, não adianta estudar apenas as leis, mas também livros de doutrinadores.

Assim como a FCC, nas provas da Escola de Administração Fazendária (Esaf), o item ´menos errado´ pode ser o certo. A Esaf também costuma cobrar em suas questões o conceito de forma direta e isolada, em enunciados simples.

Em matemática e raciocínio lógico, estude principalmente probabilidade, análise combinatória, regra de três e porcentagem. Já para a prova de português, dê prioridade ao estudo de orações e conectivos.

As provas jurídicas costumam trazer atualidades, como temas polêmicos que estão em discussão. Por isso, fique atento à jurisprudência dos tribunais, principalmente a do Supremo Tribunal Federal.

Por fim, uma dica que vale para todos os concursos, não importa a banca organizadora: estude sempre as provas anteriores, tente identificar os temas mais recorrentes e se dedique mais a eles.

DICAS

CESPE Evite responder questões sem ter certeza, pois cada erro anula um acerto.

FCC Muitas vezes, o item certo é aquele ´menos errado´. Para a prova de matemática, estude mais porcentagem e juros.

Esaf As questões têm enunciados simples e costumam cobrar os conceitos de forma direta e isolada.

Feira mostra o caminho do emprego público para concurseiros
Quem nunca sonhou com um emprego estável, ter um bom salário e poder seguir carreira? Muita gente acredita nisso e dedica boa parte do seu tempo estudando para passar em um concurso público.


É só dar uma caminhada pelos corredores da Feira do Concurso Público para perceber que quem vai ao local está à procura de conhecimento específico.

"Eu tenho livros e apochilas para concurso público, apochilas com concursos atuais e apochilas com provas preparatórias para concursos que ainda virão", disse o vendedor Rafael Borges.

Além de material didático, o público poderá participar de seminários, palestras e receber dicas de como passar em concursos. São 40 estandes, montados por empresas especializadas no setor.

Conhecidos como "concurseiros", o sonho dessa turma é passar em um concurso público. A nutricionista Meiriele Lemos do Amaral sabe muito bem o que é isso. Formada em nutrição, ela enfrentou dificuldades para seguir a carreira. Hoje, a rotina dela é estudar muito para passar nos concursos que participa.

"De manhã eu faço aula em um curso preparatório. À tarde eu participo da sala de estudos. À noite, eu presto serviços para o cursinho preparatório para pagar minha bolsa. E continuo assistindo aula do professor que estava dando aula, no horário em que eu estava trabalhando", conta a jovem.

Ao ser perguntada qual o motivo de tanto esforço valer à pena, a nutricionais responde: "pela estabilidade que proporciona o servidor público".

Mas se tem uma coisa que todo concurseiro deve evitar na hora do estudo é o estresse. Os especialistas confirmam: é importante sim se preparar antes da prova, mas mergulhar em uma rotina de estudos com livros e apostilhas não garante vaga.

Quer saber o que não deve ser feito de jeito nenhum na hora de estudar para um concurso? O diálogo dos atores de uma peça de teatros revela.

Mulher – Estressildo, eu posso saber o que você está fazendo parado em pé no meio da sala à essa hora da manhã. São 3h.
Homem – Treinando.
Mulher – Treinando para quê?
Homem – Treinando para a fila.
Mulher – Que fila?
Homem – Para a fila do concurso público.

"O Estressildo é estressado e muitos concurseiros também são estressados. Eles estudam de madrugada. E ficam enlouquecidos e obcecados com concurso público. Tenho certeza que muita gente vai se identificar com esse personagem", explica o ator Márcio Ferreira.

Tem que ter muita disciplina para superar a concorrência. O número de candidatos em concurso público cresce 40% a cada ano. Em 2007, foram 380 provas.

"Os salários estão bem acima da média. Acima de R$ 3 mil para nível médio e acima de R$ 10 mil para nível superior. E isso oferece estabilidade. Por isso, a procura dos concursos vem crescendo cada vez mais", afirma Fábio Gonçalves, da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos.

(recebi por e-mail)

0 comentários:

 

Categorias

Site Info

Kdezinho Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template