05/10/2008

Truques para abastecer o carro

Truques para abastecer

O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

Ao levar a sério os truques que a seguir lhes são expostos, aproveitará ao máximo o seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

Esperemos que lhe sejam proveitosos.


*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus
depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se
passa durante o dia, em que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se
você encher o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro
exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito
importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no
que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exacto.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. *
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao sorver mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do
vertido converte-se num encher eficaz. Todas as mangueiras sorvedoras devolvem o vapor ao tanque. Se
encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra
no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do sorvedor ao depósito da estação. Com este
procedimento, entra menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais
rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior,
mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a serreabastecido nem imediatamente depois.*
Se chegar ao posto de serviço e vir um camião cisterna a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou que
acaba de os reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques,
remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de
abastecer combustível sujo.


É CASO PARA, FINALMENTE, DIZER : "ESTAMOS SEMPRE A APRENDER !"...

1 comentários:

MasterMind on 5 de outubro de 2008 às 02:54 disse...

Excelente dicas.
E eu que sempre abasteço a noite e deixo a carro andar no vermelho. Faço tudo ao contrario.
Muito bom.
Abraços.

 

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